InícioGeralBalneário Gaivota realiza o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres

Balneário Gaivota realiza o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres

Neste domingo (18), Balneário Gaivota foi palco do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, evento promovido pelo Governo do Estado por meio da secretaria de Proteção e Defesa Civil (SPDC).

O exercício simulou uma situação de alagamento, fenômeno já vivenciado pelo município, afetando diversos bairros e áreas rurais. O gabinete de crise foi instalado ainda nas primeiras horas da manhã, permitindo rápida mobilização das equipes.

A operação contou com a atuação conjunta da Defesa Civil, setores da Prefeitura e voluntários, que se organizaram para atender à demanda emergencial simulada. Ações como remoção de famílias para abrigos, levantamento de prejuízos materiais e assistência humanitária foram executadas conforme protocolos reais.

O documento enviado à Defesa Civil Estadual registrou detalhes do cenário fictício, incluindo impactos em instalações residenciais e públicas, obras de infraestrutura comprometidas e vias interditadas.

Os dados do exercício apontaram dez residências afetadas, dez prédios públicos danificados e cinco vias bloqueadas. O evento reforçou a importância da capacitação da equipe municipal para agir com eficiência diante de eventos climáticos extremos, garantindo a segurança da população.

spot_img

RELACIONADOS