Rumo ao monitoramento climático eficiente, a Administração municipal de Balneário Gaivota, por meio da coordenadoria municipal da Defesa Civil, firmou um importante avanço na previsão meteorológica. E o que poderia ser apenas uma sexta-feira comum transformou-se em um dia histórico para a cidade litorânea.
Na manhã do dia 9, o sargento Rafael Bonaldo, coordenador regional da Defesa Civil, reuniu-se com o coordenador municipal Rodrigo Bonora Batista e os técnicos da MKS Desenvolvimento de Sistemas para um anúncio que promete revolucionar o acompanhamento do clima na região.
Foi confirmada a instalação de uma moderna estação meteorológica no bairro Turimar, um equipamento que não apenas coleta dados essenciais sobre chuva, vento, umidade e temperatura, mas também opera de maneira sustentável, alimentado por um painel solar.
Com nove metros de altura, a torre meteorológica não dependerá da rede elétrica, garantindo funcionamento contínuo mesmo em situações adversas. Os dados coletados serão essenciais para a Defesa Civil, permitindo uma resposta mais ágil a eventos climáticos extremos, além de auxiliar pescadores, agricultores e moradores a planejarem melhor suas atividades diárias.



