Sombrio foi reconhecido como um dos 15 municípios brasileiros que mais geraram oportunidades de emprego para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) entre 2023 e 2024.
A cidade foi destaque ao conquistar o Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, na categoria Inserção no Mercado de Trabalho, entregue pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em cerimônia realizada nesta terça-feira (29), em Brasília.
“Esse reconhecimento é o reflexo de um trabalho que prioriza as pessoas e acredita na transformação pela oportunidade. Nossos programas são voltados para quem mais precisa, e essa premiação reforça que estamos no caminho certo”, afirmou a prefeita Gislaine Cunha (MDB)
A premiação tem como objetivo valorizar municípios, Estados e empresas que investem na geração de renda, na qualificação profissional e no empreendedorismo para famílias de baixa renda.
Em Sombrio, o resultado reflete um trabalho intenso da Prefeitura, em parceria com a secretaria de Assistência Social e instituições locais, por meio de ações que incluem cursos de capacitação, encaminhamento ao mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo.
Além de Sombrio, na região Sul, foram premiados Assis Chateaubriand (PR) e Seberi (RS). Santa Catarina foi apontada como o terceiro Estado do Brasil que mais contribuiu para a inclusão socioeconômica dos beneficiários do CadÚnico.
O prêmio integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, que reconhece iniciativas voltadas à redução das desigualdades sociais.




